31.3.06 

último dia


finalizei burocracias para deixar a nova vida começar desembaraçada amanhã*. mas é claro que há coisas que vão passar de uma vida para a outra...

*ao senhor das castanhas, esqueci-me de perguntar que vai ele fazer amanhã. mas talvez amanhã seja um primeiro dia de qualquer outra coisa para ele também...

30.3.06 

já voltei


e sinto a primavera na minha cidade. porque o sol já aquece, estou em casa sem casaco de lã, saio de casa sem casacão de lã, há morangos à entrada das mercearias para venda como fruta da época, as folhas verdes já despontam nas árvores do largo onde pássaros cantam nesta madrugada ainda de horários trocados*...

*a receita de expor a covinha do pescoço ao sol (passada por experimentada jet-lagger) funcionou só no primeiro dia. porque ontem não houve sol. amanhã reaplico o tratamento - haja condições! - sabendo que há/havia outros...

 

os outros dias

praia de cidade, o jardim botânico, e despedidas da cidade maravilhosa. mar e montanhas, praia de cidadezinha, horas de mergulhos em águas quentes como na banheira e descida do forte no último dia de verão/inverno. de volta a sampa, trabalho. e a última semana cirandando pela cidade. no sebo mais especial e no museu, a que voltarei aqui. e com tempo para conversas e comidas com o a., e a t. e a y. e o f. e a família p.c.. e mesmo antes do regresso, show no ibirapuera: do gaúcho do violão de 7 cordas.

24.3.06 

dia 15

em cheio aqui: conversações com a l., almoço muito agradável com os outros membros da banca e a primeira defesa de doutorado/doutoramento em que estive depois da minha... 3 horas e meia, que foram curtas porque aqui as defesas podem ir até 5! no final ainda conheci mais do trabalho que fazem e do que podemos fazer juntos. já quase de noite fui encontrar a t. lá no calçadão.

 

calçadão


tão semelhante e tão diferente deste.

 

dia 14

passou-se em nitéroi. não entrámos no museu do "arquiteto que acha que concreto é massa de moldar" - t. dixit - e seguimos até à fortaleza de santa cruz, onde soubemos de estratégias, dramas amorosos e outras atrocidades pelo guia soldado jeferson. na volta, almoço na praia de jurujuba e regresso de barca chic. ao fim da tarde encontro com a r., a minha anfitriã de há dois anos, para conversa e cinema em botafogo.

 

a cidade niemeyer


é agora nitéroi! já havia o mac, mais recente é o terminal das barcas charitas e outros edifícios se materializam no caminho niemeyer.

 

ascensores


aqui ainda há ascensores e ascensoristas de profissão!...

 

dia 13

cheguei às 6:20 à cidade maravilhosa e pouco depois das 8 já passeava pelas ruas. desci da glória ao parque do flamengo na expectativa de fazer tempo até às 10 para ver o mam. e afinal só abre ao meio-dia... fui andando até ao centro. passei pelo paço imperial onde fiquei para lá das onze a tomar um café entre os livros e a música. ouvi na íntegra os gêmeos dela. continuei até ao ccbb onde vi todas as exposições. depois rumei à maravilhosa e estive o resto da tarde com a s.. dormi cedo que as 5 horas de autocarro e a cadeira reclinada não permitiram descanso suficiente.

23.3.06 

a confeitaria maravilhosa


foi local do meu reencontro com a s., amiga do mundo da linguística, e onde celebrámos as conquistas recentes de cada uma.
na sexta, voltei para o café da manhã com a t.. e voltarei sempre que voltar ao rio. aqui não houve surpresas. tudo como e onde deveria estar.

(que me desculpem os que me exigem mais notícias, mas se não sair agora não haverá mais notícias. vou ver o museu que - naturalmente - não posso perder. vejam mais imagens aqui.)

 

dia 12

zanzei pela augusta, ainda em sampa, durante a tarde. comprei cds e cds e cds mais um video-cassete* da minha série brasileira favorita**. jantar árabe com os recém-casados e viagem nocturna de ônibus até ao rio de janeiro.

*ontem comprei o dvd: é que eu não tenho video. nunca tive! a cassete ficou de presente para a t..
**o filme eu já tenho. há dois anos eu tentei vê-lo cá em sampa e já tinha saído dos cinemas. curiosamente já estava disponível nos camelôs mas a edição original ainda não tinha saído... o f. para atenuar a minha desilusão, presenteou-me com o dito mal saiu o dvd original. é tão bom receber correio recheado!

 

adversidades


três! uma em cada dia nas visitas que eu tinha agendadas: o com horário preguiçoso (terça), o mac fechado para obras na passadeira serpentina (quarta) e o orquidário em manutenção também (sexta). só quinta - o dia do trabalho - não trouxe más surpresas. ainda bem!...

 

enfim...

notícias do rio de janeiro e paraty: terça, quarta, quinta, sexta e metade de sábado aqui; a outra metade de sábado, domingo e segunda aqui. sol, praia, comida, bebida, reencontros e algum trabalho.

21.3.06 

já voltei


e passei todo o dia a fazer o trabalho que se acumulou estes dias porque eu não estou só de férias... os sons foram os da minha nova música comprada lá na augusta antes de ir para norte. e agora vou ao body balance para equilibrar os últimos excessos. notícias da última semana talvez ainda hoje mais tarde.

13.3.06 

vou


ali e ali e já volto.

 

dia 11

comemos pastel na feira, passeámos pelo bairro a fazer tempo para mais uma derrota do corinthians que foi acompanhada com caipirinha e espetinho.

 

são paulo 2 corinthians 1 (+1)


o nilmar fez dois gols contra o vilão rogério hoje mas só um foi validado.

o nilmar é o novo amor da t. e esta foto é para ela.

 

dia 10

bacalhoada em família e muita conversa e animação. fila para o bazar herchcovitch e empanadas argentinas e cerveja no bairro boêmio de pinheiros.

 

bacalhoada


incluiu maracugin, cajú amigo mais o fiel amigo muito bem acompanhado com todos e mais alguns. para terminar, o licor de portugal.

 

dia 9

choveu muinto muinto! e eu vi na usp o mac, as peçonhentas e não peçonhentas do buntantan, as preciosas e o allossaurus fragilis com o melhor guia que podia ter: o a., pai da t., engenheiro de minas e adorador das maravilhas da natureza. mais tarde, já debaixo da "frente fria" cocktail na festa do doutoramento do j., namorado da tia da t.: canapés e salgadinhos deliciosos e com uma semana de atraso os muito debatidos* bem-casados, que vieram no bolso como é tradição por aqui...

*a t. considerou que a ausência destes bolinhos na boda poderia comprometer a felicidade dos noivos. já eu garanti que a outra pancada de verão foi mais que suficiente para os abençoar...

 

é a chuva chovendo...


são as águas de março fechando o verão

10.3.06 

dia 8

na augusta e consolação de tarde, mergulho na piscina do condomínio em vez da malhação, e para jantar, antes do jogo do corinthians, pizza paulistana.

agora vou lá para o outro lado da cidade e só estou de volta amanhã ao fim do dia. o que se prevê são mais museus, festas e comidas, e o prometido maracugin...

 

na rua augusta

.

sebos de rua, sebos de loja, livrarias e lojas de cds e lps... e uma sorveteria que eu não descobri desta vez. acho que fica do outro lado da paulista. assim como o neto discos, onde há dois anos, aconselhada pelo f., enriqueci a minha discoteca - e desenriqueci-me, pois claro.

9.3.06 

dia 7

de manhã fui rapariguinha do shopping. a seguir yoga na d. e programa combinado para a tarde com o a., amigo de uma amiga, brasileiro português de lisboa, que veio estudar teatro na usp. fomos ver a arquiteto ao masp e o fim de todos os males lá na paulista.

 

no dia da mulher


ganhei presentinho (da d.), parabéns e vi passeata no masp.

 

dia 6

ao fim da manhã peguei a condução lá pró ibirapuera. ao fim da tarde ainda um mergulho na piscina antes de ir malhar na academia. depois jantar de gaijas na y., tia da t..

 

ibirapuera


para conhecer o novo auditório, ver no terra brasil e a aranha. e degustar um lanche completo enquanto via os miúdos em dupla diversão.

8.3.06 

quem me conhece...


sabe que isto é o hobby principal.

7.3.06 

dia 5

na liberdade entre isseis, niseis, sanseis, yonseis...
muita gente, muito comércio e sushi. que eu podia comer todos os dias...
trouxe rosquinha com gergelim (=sésamo) e vontade de voltar para comprar presentes, (re)comer sushi e admirar os craft books liiindos* na livraria da praça. ah, e para as fotografias, que a bateria estava descarregada.
lá na sé fui apanhada pela chuva. again and again.
o fim da tarde foi de yoga. aula particular com a d., prima da t.. repetição de há dois anos atrás.

*via a ervilha cor de rosa

 

do sebo raiz cultural


para ler na rede: rubem fonseca (mais um) e o clássico comédias da vida privada.

6.3.06 

dia 4

feira de manhã e almoço de família: caipirinhas, maminha grelhada e torta de abacaxi. não páro de comer há 3 dias... e o maracugin ficou prometido para o próximo finau de semana.

hoje não choveu. para variar.

 

domingão


quantas variedades de banana tem?

 

dia 3

foi de festa: dia longo de dondoquice, cerimônia muito autêntica na igreja e convívio descontraído na recepção.

 

boda muito abençoada


porque muito molhada. caiu uma pancada de verão tão forte que só pode trazer as maiores felicidades à y. e ao f..

 

o dia da noiva


eu e a t. fomos com a y. para o salão e ficámos lá todo o dia da noiva até irmos para a igreja. fizemos a funilaria completa. para mim, foi estreia absoluta de manicure, pedicure e sobrancelhas...

 

no sebo messias


encontrei duas edições das novas cartas portuguesas - um livro que há muito queria ler...

 

dia 2

lá no centrão: visita à e passeio nas ruas do comércio popular. sebos um só, que não consegui descobrir o do senhor luís... ao fim da tarde no meio de uma tempestade tropical fomos refrescar-nos no shopping: ainda faltava comprar a roupa da t. para a festa de sábado.
o jantar foi no brazeiro.

 

galeto


com farofa e cebolete e polenta frita.
diz que o tempero é português mas segredo da família mangini - resultado do
melting pot paulistano.

3.3.06 

dia 1

manhã de frescuras minhas... piqueno aumoço tardio na sagres: pão com queijo de minas, suco de laranja e expresso duplo. viagem de metrô para ver o meu vão livre preferido. o céu que desabou acompanhado de mate com guaraná e pão de queijo. e o refúgio no meio das letras e sons. fim da tarde no sacolão e salada grega paulistana para jantar.

 

enxurrada


o céu desfez-se durante meia hora. e mais meia hora bastou para secar tudo.

 

cidade grande


calor húmido deste lado do atlântico.

1.3.06 

ensaco o verão...


... de roupa de festa, roupa de praia, roupa leve e chinelas no pé. livros e muito tempo.
voo para sul. só não levo a gripe - acho.

www.flickr.com
Powered by Blogger
and Blogger Templates